Veja quais serão os itens de segurança obrigatórios no carro até 2022

Veja quais serão os itens de segurança obrigatórios no carro até 2022

O Contran lançou uma lista com 38 itens de segurança em veículos que deverão ser obrigatórios até o ano de 2022.

No final de novembro de 2017, o Contran – Conselho Nacional de trânsito, publicou uma lista com 38 itens de segurança que deverão ser obrigatórios na fabricação de todos os carros até 2022.

Alguns já se tornaram obrigatórios em janeiro de 2018, como o ISOFIX, um sistema para prender cadeirinhas que prende o assento em um gancho fixado na lataria do veículo. Outros deverão ser implantados ao longo do tempo, até que todos eles entrem em vigor.

Esses novos itens de segurança deverão ser implantados em veículos leves ou pesados, com ou sem semirreboque, ou reboque.

O Contran acredita que, até o ano estipulado como limite, todas as montadoras terão tempo para implantar as novas tecnologias em sua produção.

 

Veja a seguir quais são os novos itens de segurança veicular mais importantes dessa lista.

Novos itens de segurança obrigatórios mais importantes

Entre os 38 itens que serão obrigatórios existem alguns voltados apenas para carros de passeio que valem a pena ser mencionados. Veja quais são eles:

  1. Cinto de segurança com 3 pontos e encosto para cabeça no assento central

Até 2020, todos os carros deverão sair de fábrica com um cinto de segurança de três pontos e um encosto de cabeçano assento central.

Esse item prevê uma redução de 58% nas fatalidades.

  1. Luzes para o dia

As luzes diurnas deverão ser implantadas em 2021. Elas possuem a função de deixar os veículos mais visíveis durante o dia e contarão com um sistema de acionamento interligado com a partida do carro.

  1. Controles de estabilidade

Implantado até 2022, o controle de estabilidade contará com um sistema eletrônico que atuará de maneira independente na frenagem de cada roda.

Ele servirá para corrigir trajetórias em situações de perda de aderência dos pneus, tanto em curvas como em manobras bruscas.

  1. Aviso de frenagem de emergência

Um sistema de alarme que deverá avisar, seja por sinais sonoros ou luminosos, que o carro está próximo demais de um veículo que trafega em velocidade mais baixa e, consequentemente, precisará ser freado. Este item é obrigatório a partir de 2018.

  1. Aviso para faixa de manutenção

Deverá ser implantado até 2019 um sistema de aviso sonoro ou luminoso que avisa ao motorista que ele está ultrapassando o limite de faixa de rodagem e precisa realizar a manutenção.

  1. Avisos de uso do cinto de segurança

A instalação de avisos luminosos ou sonoros para alertar sobre a necessidade de prender o cinto de segurança antes de colocar o carro em movimento deverá ser obrigatória já a partir deste ano em todos os modelos.

  1. Atualização dos retrovisores

Novas medidas para os retrovisores e acionamento dos mesmos também deverão ser implantadas ainda neste ano de 2018.

  1. Acionamento da buzina

O acionamento da buzina e padrões de sonoridade também deverão ser atualizados neste ano.

Além desses itens de segurança, vale a pena investir também em produtos que aumentem a segurança do seu bem como, por exemplo, rastreadores veiculares, que aumentam muito as chances de recuperação de carros roubados.

Estas são alguns dos novos itens de segurança mais importantes para os carros de passeio. Se quiser saber melhor sobre as novas resoluções dos itens de segurança veiculares que serão obrigatórios até o ano 2022, pode conferir a lista completa no site do Denatran.

 

Deixar Comentário

× Como posso te ajudar?